Premiere Combate

domingo, 18 de janeiro de 2009

TAEKWONDO / TAEKWON-DO / TAE KWON DO

Cronologia Taekwon-Do: Raízes até dias atuais.


1909: Coréia sofre um opressivo domínio japonês, se instalando na península coreana.
1909: Coréia sofre um opressivo domínio japonês, se instalando na península coreana.
1918: (09 de novembro) – Nasce Choi Hong Hi (criador do Taekwon-Do) em Miong Chong, uma das mais rústicas regiões da Coréia do Norte.
1930 : Aos 12 anos foi expulso da escola, por fazer parte de um grupo agitador que protestava contra as autoridades japonesas que dominavam a Coréia.
1933 : Com 15 anos, começa a praticar Taek Kyon, uma antiga arte marcial coreana, que baseava suas técnicas nos golpes e defesas de pernas. Aprendeu com seu mestre de caligrafia (Han Il Dong), que fora um exímio praticante desta arte.
Choi em sua juventude foi um rapaz franzino e doente, contudo, seu encontro com Han Il Dong e seus ensinamentos de Taek Kyon o endureceram e acentuaram seu forte caráter, dando um rumo à sua vida.
1937: Choi foi enviado a Kyoto, Japão, para estudar. Ali, começou a praticar Karatê, formando-se II Dan. Com o início da Segunda Guerra Mundial, alistou-se no Exército japonês, sendo condenado à prisão devido a seu ativismo no movimento de independência Kwan Ju. Preso, começou a praticar uma arte marcial em que se combinavam técnicas de Karatê e Taek Kyon. Logo, toda a prisão, incluindo os guardas, começou a imitar Choi.
1945: (18 de agosto) Era a data de sua sentença de morte: devia ser enforcado. Quinze dias antes, terminou a guerra e com ela, a opressão japonesa sobre a Coréia, salvando assim a sua vida. Ainda não havia chegado sua hora.
1946: (15 de janeiro) Depois da guerra, as novas Forças Armadas da República da Coréia foram organizadas e Choi recrutado como segundo Tenente no 4º Regimento de Infantaria da Província de Kwangju Cholla Nawdo do novo Exército coreano. Estabelecia assim, um lugar onde praticar essa combinação de Karatê e Taek Kyon denominada Chan Hun por ele mesmo.
1949 : Passou a coronel e a difundir seu estilo não só entre as tropas de seu país, mas também entre tropas norte americanas que haviam no local.
1950: (25 de junho): Ao terminar a guerra, haviam se formado mais de 40 grupos diferentes na região. Neste ano estoura a guerra entre as Coréias, separadas pelo paralelo 38, e é nela que Choi alcançará o posto de general no mesmo campo de batalha, no comando da 5º divisão.
1953: É colocado a seu cargo a 29º Divisão de Infantaria. Esta se converterá na ponta de lança do que seria o Taekwon-Do no Exército.
1954 : No final deste ano, o Gal. Choi havia terminado a criação de uma nova arte marcial para Coréia.
1955: Por fim, reconhece-se na Coréia o “Taekwon-Do” como disciplina marcial. Choi utilizou uma descrição um tanto militar para definir esta arte: “O Taekwon-Do é técnica e espírito, e para conseguir esta combinação, o praticante deve ser soldado intelectual, dotado de excelentes técnicas e nobres ideais, e sobre todas as coisas, respeitar seus superiores. Nisso somos muito rígidos”. E acrescentava que “em cada lugar onde se pratica, em cada esquina, em cada “dojang”, a técnica é sempre a mesma.” Fazia referência ao Karatê que tem centenas de estilos.
1959: Choi foi nomeado Presidente da Associação Coreana de Taekwon-Do e Comandante do 2º Exército de Tae Gu.
Nesse mesmo ano, Choi foi para reserva como General de duas estrelas e nomeado Embaixador no Leste Europeu, desenvolvendo suas tarefas também em Singapura e Malásia.
1960: Neste ano lhe é confiado o comando do 6º Corpo do Exército (Composto de 5 divisões).
1961: Antes de ir para reserva, em 1961, o Gal. Choi esteve à frente da Sétima Divisão Americana , designação efetuada pelo alto comando do Pentágono.
A partir de 1961 até 1972, há um intervalo de onze anos, os quais Gal. Choi se dedica ao Taekwon-Do.
1963: Ocorre a primeira demonstração de Taekwon-Do na sede das Nações Unidas na cidade de Nova Iorque. Em 09 de outubro, o Taekwon-Do participa pela primeira vez na Coréia do 44º Campeonato Nacional.
1965: O Taekwon-Do é introduzido na Alemanha, Itália, Turquia, República Árabe Unida, Malásia e Singapura.
1966: (22 de março) Nasce a ITF (International Taekwon-Do Federation), que uniu todas as organizações que Choi havia fundado quando era embaixador.
1970: O Taekwon-Do ITF é introduzido no Brasil pelo Mestre Sang Min Cho.
1972: Gal. Choi, por questões políticas, emigrou de seu país e fixou residência no Canadá , e com ele, também se foi a ITF.
Em 30 de novembro desse ano, a Associação de Taekwon-Do da Coréia inaugura o centro de treinamento “Kuk Ki Won”.
1973: (28 de maio) O governo da Coréia do Sul funda a World Taekwon-Do Federation (WTF), uma variante esportiva do Taekwon-Do Original, como resposta à decisão do Gal. Choi em não retornar à Coréia do Sul.
1974: Celebra-se o 1º Campeonato Mundial de Taekwon-Do (ITF), em Montreal (Canadá).
Nesse momento, os praticantes nativos dos diferentes países precisam decidir qual caminho seguir: continuar com o General ou transferir-se para WTF. No Brasil, no entanto, a história caminha sem mudanças, com os praticantes aprendendo os “tuls”.
1980: A partir desse ano, as fotos do Gal. Choi são retiradas de todas as academias do Brasil. A explicação dada foi que o General era considerado comunista. Os mestres coreanos foram de certa forma, obrigados a aderir ao movimento da WTF.
1984: A ITF leva sua sede para a Áustria e recebe apoio da Coréia do Norte. Isto aumenta o confronto entre as duas Coréias através do Taekwon-Do.
1990: O Gal. Choi vem ao Brasil pela primeira vez, através do convite das entidades: Associação Santista de Taekwon-Do, Cho Taekwon-Do Center Clube e Centro Brasileiro de Taekwon-Do.
1993 : O confronto entre as duas Coréias nas Olimpíadas é ganha pela Coréia do Sul, ou seja, pela WTF.
Deve-se ressaltar que as técnicas utilizadas entre as duas Federações são bem diferentes, bem como o nome das técnicas. Pode-se dizer que a única coisa igual é o uso do mesmo nome “Taekwon-Do”.
1994: Nova visita do Gal. Choi ao Brasil.
2002: (15 de junho) Morre o fundador do Taekwon-Do, General Choi Hong Hi em Pyongyang, na Coréia do Norte.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Hapkido 합기도

A palavra Hapkido (합기도)
合 - 합- hap União
氣 - 기- ki Energia (força vital)
道 - 도- do Caminho (a ser percorrido sozinho)Sua tradução para o português pode ser dita como:
"Caminho da união da energia "


O QUE É O HAPKIDO:
O HAPKIDO é a Arte Marcial de defesa pessoal Coreana, tendo as suas bases se originado nos primórdios do império “KORYU” os documentos que dão fé da existência do HAPKIDO datam o século v (cinco) A.C. quando já predominavam diversos estilos de arte de combate e defesa pessoal ensinadas nos exércitos e na guarda imperial, o HAPKIDO surgiu da junção de vários estilos de lutas coreanas antigas, recebendo também muitas influências chinesas (Pakua,ChinNa,Taichi,Myzongyi,Shuai Jiau,Chi Kung) e japonesas(Aikido,DaitoRyu), daí explica-se suas variedades de técnicas e movimentos complexos.O nome HAPKIDO surgiu na década de 50. As Artes Marciais coreanas existem, com certeza, há muito tempo. Naquela época não existiam nomes como Judo, Karate, Aikido, Taekwondo, enfim, o que existia na Coréia eram outros tipos de Artes Marciais como o So Do Moo Sool (Arte Marcial Tribal), Ul Moo Sool e Kung Joo Moo Sool (Arte Marcial da Guarda Imperial). Elas eram treinadas por classes sociais diferentes. Dentro dessas formas de luta existentes até hoje não encontramos registros de técnicas de torção, o que significa dizer que a possibilidade das torções terem vindas do Japão e da China é muito grande. É muito importante informar ao leigo ou praticante mal informado que por muito tempo as Artes Marciais coreanas foram proibidas de serem treinadas pelo povo japonês que, na época, dominava a Coréia(1910 inicio da ocupação japonesa).O HAPKIDO é verdadeiramente uma arte marcial dinâmica que propicia aos seus praticantes um leque de opções na técnica de prevenção e segurança pessoal.

O HAPKIDO é uma arte marcial coreana poderosa, adaptativa e criativa. O HAPKIDO incorpora técnicas poderosas com os pés, arremessos e técnicas precisas e afiadas das mãos. Esta arte marcial concisa e prática é resultado de uma perseguição de mais de 1.300 anos. O objetivo principal desta milenar arte marcial, é desenvolver o respeito ao próximo, autoconfiança, autocontrole, através da elevação da compreensão do Universo e de si mesmo. O lema e compromisso maior do HAPKIDO é o de formar pessoas dignas e conscientes para a convivência social harmônica com saúde e desenvolvimento físico, mental e espiritual.
Bastante influenciado pelo Budismo, o HAPKIDO se baseia também em elementos Taoistas, destacando-se o TaeGuk(Yin/Yang base de suas técnicas) e a fluidez. Um dos elementos mais importantes dessa arte marcial é a sua identificação com a água: para os Mestres. o bom praticante é aquele que flui em um combate como a água, ao mesmo tempo suave e no entanto sem se deixar vencer por nenhum obstáculo.

O HAPKIDO é por excelência uma Arte de Defesa Pessoal. Seu amplo repertório técnico consta de muitas projeções, estrangulamentos, chaves e torções derivadas tanto da escola Daito Ryu Aiki Jujutsu (Daedong Ryu Hapki Yu Sool - pronuncia coreana), como também do Chin Na taichi BaguaZang,Myzongyi além de técnicas de mãos, pés e armas das lutas primitivas coreanas. O HAPKIDO é essencialmente constituído de movimentos circulares que incluem torções(estimulos articulares) e imobilizações com pontos de pressão correspondentes aos meridianos dos ôrgãos internos, usados muito na acupuntura, Do-in, Shiatsu, Tuina,Acupuntura,Dim Mak,etc.
O HAPKIDO se caracteriza principalmente pelas torções, extremamente eficientes e de todos os ângulos possíveis. Seu arsenal de chutes também é formidável, possuindo basicamente todos os chutes encontrados em artes coreanas como o Taekwondo, embora sua aplicação muitas das vezes seja diferente. Possui também golpes traumáticos com as mãos e é uma arte altamente especializada na aplicação de técnicas com pontos vitais. O uso do Ki, energia vital, é muito enfatizado e exercicíos especiais para se desenvolver esse principio são utilizados. Com o uso do Ki o praticante de HAPKIDO pode lutar ferozmente contra seus oponentes sem usar toda a sua força física.

Quanto à utilização de Armas, o HAPKIDO possui inúmeras, variando desde bastões diversos até espadas como a Hankum (similar a Katana Japonesa).O praticante avançado em HAPKIDO se torna um expert no manuseio de armas, não apenas as tradicionais mas também as improvisadas no momento com quaisquer objetos que venham a ter perto de si.


Armas:

Ssang Jeol Gon(쌍절곤),2 bastões articulados

dan bong (단봉), bastao curto30cm

joong bong (중봉), bastao medio 120cm

jang bong (장봉), bastao longo 200cm

Kom (검), espada (목검), espada de madeira

Tie (띠), Faixa

Kal (칼), Faca

Ji Pangi, (지팡이), Bengala

Origem do Nome Coréia

Coréia do Norte: O nome Coréia procede de “Goryeo”, antigo reino do norte da península, sendo uma abreviação de “Goguryeo”, reino da Manchúria conquistado pelo reino de Silla, um dos três reinos da Coréia, em 668. “Goryeo” foi traduzido para o italiano por Marco Polo como “Cauli”, de onde procede o nome ocidental Coréia. O nome local Chosŏn significa “Terra da Manhã Tranqüila”. Entre 2.000 e 3.000 anos atrás, vários antigos reinos no norte da Coréia usavam o nome, como “Go-Chosŏn”, “Wiman Chosŏn”, “Gija Chosŏn”. Em [[1392 Yi Seonggye funda a dinastia Chosŏn, renomeando o país com este nome, revivendo-o. Hoje, os norte-coreanos usam Chosŏn para se referir Coréia de modo geral, referindo-se aos dois países especificamente como “Bukchosŏn” (북조선; 北朝鮮, Coréia do Norte) e “Namjosŏn” (남조선; 南朝鮮, Coréia do Sul). Em contraste, os sul-coreanos chamam a Coréia de um modo geral de Han'guk, a Coréia do Norte de “Bukhan” (북한; 北韓) e a Coréia do Sul “Namhan” (남한; 南韓).

Coréia do Sul: O nome Coréia procede de "Goryeo", antigo reino do norte da península, sendo uma abreviação de Goguryeo, reino da Manchúria conquistado pelo reino de Silla, um dos três reinos da Coréia, em 668. "Goryeo" foi traduzido para o italiano por Marco Polo como Cauli, de onde procede o nome ocidental Coréia. O nome local Han'guk procede da auto-denominação de várias tribos que se estabeleceram no sul da Coréia, coletivamente chamadas Samhan (삼한; 三韓), assim introduzindo o nome Han. Hoje, os norte-coreanos usam Chosŏn para se referir Coréia de modo geral, referindo-se aos dois países especificamente como “Bukchosŏn” (북조선; 北朝鮮, Coréia do Norte) e “Namjosŏn” (남조선; 南朝鮮, Coréia do Sul). Em contraste, os sul-coreanos chamam a Coréia de um modo geral de “Han'guk”, a Coréia do Norte de “Bukhan” (북한; 北韓) e a Coréia do Sul “Namhan” (남한; 南韓)